O bom de se sair cedo para viajar é poder também parar mais cedo. Em toda as viagens que faço, gosto de sair entre 6:00 e 7:30, a depender do destino e dos parceiros.
É incrível mas, na noite anterior à saída em viagem, pouca gente dorme mesmo. É um soninho, um dorme-acorda, uma apreensão boa. O sono é quase uma vigília. Nada profundo.
Então, já aproveito e quando o relógio marca 5:00 já estou de pé. Levanto, vou ao banheiro, tomo café, volto ao banheiro, tomo banho, volto ao banheiro (mas que desgrama que sempre a gente tem vontade de ir ao banheiro quanto está para começar uma prova de enduro, uma viagem, uma entrevista e sei lá mais o que). É normal, dizem os psicólogos. Então tá!!!
A moto já foi preparada no dia anterior. Tudo pronto. Só falta colocar a armadura e sair.
Saindo mais cedo, você evita o trânsito da manhã. Na estrada, pouco movimento. O dia está fresco, o vento está agradável, a paisagem é outra, com o orvalho ainda cobrindo parte da vegetação (pelo menos é assim aqui pelas Gerais).
O dia rende, a viagem rende, e você pode parar mais cedo. Sempre me programo para estar em algum lugar por volta das 16:00/17:00 horas. Aí tenho tempo para achar hotel, avisar à família que cheguei, tomar um banho, descansar um pouco e depois ir "descobrir" a cidade. Antes, deixo câmeras, intercomunicador e outros gadgets carregando. O celular, vai para a carga durante a noite.
Nunca paro para almoçar. Nunca como nada pesado durante o dia. Deixo para fazer uma refeição só, quando já instalado numa cidade.
No mais tardar as 20:00 já jantei. Dou uma caminhada de volta ao hotel ou em volta dele mesmo. Se tiver uma pracinha ou algum lugar agradável, dou uma cachimbada. Depois vou me recolher. Transfiro as imagens da câmera para o HD EXTERNO, atualizo o Blog, mando mensagens. Antes das 21:00 já estou dormindo. E o incrível é que isso tudo acontece sem forçar. É o que meu corpo pede.
Essa rotina é muito boa. Nem sempre é assim mas me programo para que ela aconteça na maioria das vezes. Acordo com o galo e durmo com as galinhas, como dizia meu avô.
Em grupo, vale a decisão da maioria para a hora de sair, mas minha rotina de dormir e acordar quase não muda.
E com você, é diferente? Como faz? Tem uma dica? Comente aí.