Recebi agora a pouco um vídeo que trata do posicionamento na via. Muitos de vocês já devem tê-lo visto. Veja aí de novo antes de eu começar a comentar.
Concordo que há 3 posições na via e que a posição #2 seja a mais suja porque está exatamente no local onde carros e caminhões derramam óleo. É a parte "mais suja".(*)
A posição #3 pode até ter algum problema no asfalto porque, em vias de mais de uma pista de rolamento, é lá que passam os caminhões, e isso vai estragando ou mesmo deformando um pouco o asfalto.
Também há o risco de entrar um animal na pista e na posição #3 você terá pouco tempo de reação.
Quando estiver passando por alguma cidade, a posição #3 tem veículos lentos entrando e saindo da via, tem muito entroncamento. Mais complicado, com certeza.
Mas alguns alertas precisam ser colocados para a posição #1.
- Numa curva à direita é ótimo estarmos na posição #1, no limite dela com a outra via, para fazermos uma boa tomada da curva. Mas, é o local onde os carros que vêem em alta velocidade no sentido contrário também estarão trafegando. Então, curva para a direita, busque uma posição intermediária entre a #1 e a #2. Se for uma curva aberta, faça-a na posição #3.
- Quando se tem uma lombada, um pequeno morro, ficar na posição #1 sem ter um perfeito domínio do que temos à frente é um risco grande. Já me deparei com um carro ultrapassando e o sufoco foi grande. Então, subida de lombada, fique na posição #3, até que volte a ter uma perfeita visão da pista à sua frente.
- Trânsito intenso na via contrária, desista da posição #1. Fique na intermediária entre #1 e #2, na própria #2 se necessário (porque será mais seguro) ou, como eu prefiro, na posição #3.
- Se estamos em comboio, ótimo. O primeiro escolhe uma posição (normalmente a #1) e os demais vão intercalando entre #3 e #1. O "Road Captain" vai se ajustanto entre a #1 e a #2 e os demais permanecem nas suas posições. Estrada muito movimentada, reduza a velocidade e mantenha o comboio curto, sem muitos espaços entre as motos. Uma brecha pode estimular alguém que vem atrás do comboio à ultrapassar, e aí o risco é de todos. Estrada tranquila, em velocidade de cruzeiro, aumente a distância entre as motos para se ter mais segurança e se evitar a turbulência causada pela moto da frente.
Acho que são esses pontos a considerar.
Abraços e, bons ventos.
Asteriscos:
(*) - Um amigo meu, dono de empresa de ônibus, me alertou que em algumas cidades onde os ônibus abastecem, as primeiras curvas costumam estar cheias de óleo. Saindo da Rodoviária(ou da Garagem), nas primeiras curvas eles derramam o excesso. Atenção nas entradas e saídas de cidades com esse tipo de problema. Muitas das vezes (depois de dezenas de acidentes) a PRF sinaliza com Pista Escorregadia.