expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

POR QUE NÃO UMA MÚSICA NA ESTRADA

Muita gente não gosta. Acha que acaba distraindo e perde o foco.
Eu sou movido à música. Ela muda meu humor, realmente.
Na estrada, não abro mão. E se a música e a estrada combinam, estou no céu.
Se você tem um intercomunicador, experimente. As vezes não deu certo até hoje porque a música não era adequada.
Acabei de montar uma PLAYLIST para minha nova moto.
Segue o link aí para você ouvir, caso queira. Espero que goste.

Para quem tem conta no SPOTIFY:
spotify:user:jbsa176:playlist:1Tu5416LIIkpc4mVz8C3yh

Se você não tem, cria lá uma conta gratuita por 3 meses. Vale a pena. E, para ter todas as músicas (ou quase todas) do mundo à sua disposição, até que não é caro não.

Para quem não tem uma conta SPOTIFY:

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MULTAS: ALGUMAS DICAS IMPORTANTES E UM BOM DESABAFO.

Todos nós somos motociclistas conscientes. Usamos equipamentos de segurança e respeitamos a legislação.
Isso é verdade, mas é verdade também que muitos de nós não temos conhecimento pleno da Legislação, a começar por mim que, ao preparar essa postagem, tomei um susto danado sobre uma questão que não sabia existir.

- Sabia que você pode ser multado se usar capacete fora das normas aceitas no país (capacete tipo coquinho, por exemplo)? E o que define a normatização é o selo do INMETRO? ;
- Sabia que usar capacete sem viseira(ou óculos de proteção) também pode dar multa?
- Sabia que transportar criança menor de sete anos na garupa também é fora das normas e dá multa?
- E pilotar com apenas uma mão? É multa na certa.

Vai me dizer que sabia de todas essas aí em cima? Eu, não.

Achava que bastava o capacete (viseira ou óculos não seriam exigidos). Menores de 7 anos? Também não sabia. E pilotar com apenas uma mão eu não sabia mesmo.

Radares? Somos respeitadores, claro. Se estão ali é porque se fazem necessários. Sempre devemos respeitar e o nosso GPS está ali para nos avisar. Não temos motivo para errar nisso.

Mas tem umas multas que chegam que eu fico envergonhado dos "agentes da lei".
Recebi uma multa por trafegar um pouco (menos de 20%) acima da velocidade permitida no KM 472 da BR 290, próximo à Rosário do Sul(RS). Sabem onde estava a viatura? NEM EU.
Gente, é uma reta, um retão enorme, sem nenhum problema que justifique uma viatura estar lá, a não ser que seja para ARRECADAR. Claro, de "agentes da lei" para "coletores de impostos".
Tenho o costume de andar com uma câmera presa à moto, gravando todo o trajeto. Não é para fazer edição e postar no YOUTUBE, não. As vezes é, mas nem sempre. Gosto de ter documentado o trajeto diário, para pegar placas de veículos que nos fecham, que decidem ultrapassar mesmo nos vendo vindo na direção oposta, etc. etc. Ela filma quase 9 horas, mais ou menos o tempo que passo na estrada, quando em viagem.
Pois bem, tenho a filmagem. Revi o vídeo do trecho umas dez vezes e duas coisas não consegui ver: MOTIVO PARA SE TER UMA RADAR MÓVEL NAQUELE LOCAL E, A VIATURA QUE ESTAVA COM O RADAR. 
A câmera filma toda a estrada, inclusive e além dos dois acostamentos, e nada de VIATURA. Se estava lá, estava escondida. Se estava escondida, não era para Proteger ou Servir, era para ARRECADAR MESMO.
Uma vergonha que patrulheiros (agora coletores) e viaturas sejam usadas para esse tipo de coisa. Depois, quando perdem a admiração da população não entendem o por que. O que fizemos?
E já que estamos no assunto e, muitos vão dizer, com raiva e sentimento de vingança - mas na verdade é aproveitando a oportunidade do assunto - não entendo também porque temos que reduzir a velocidade para 60 km/h na hora de passar em frente às instalações da Polícia Rodoviária, seja ela Federal ou Estadual. Deve ser para ver que não tem ninguém lá dentro, ou para dar adeuzinho para os guardas. Não pode ter outro motivo.

Entendo que, caso necessário uma fiscalização, que coloquem a placa de 60 km/h, os cones, agentes com fuzil e tudo o mais que acharem que devem colocar, e aí a gente reduz a velocidade e até para, quando determinado por eles. Mas ter toda a frota automotiva brasileira reduzindo a velocidade em frente a todos os Postos da Polícia Rodoviária deste país por nenhum motivo aparente, deveria ser  alterado de imediato. E nem é dificil. Basta retirar as placas de sinalização de velocidade e manter a velocidade da via. Fácil assim.

Pronto, falei!!!! 
Agora vou providenciar minha defesa de autuação.

Ah!!! lembrei. Se você não apresentar Defesa da Autuação e ainda facilitar, aceitando a notificação de forma eletrônica, segundo a LEI 13281 que entrou em vigor agora 01 de Novembro, você tem 60% de desconto na multa, veja:
Artigo 284 § 1º  Caso o infrator opte pelo sistema de notificação eletrônica, se disponível, conforme regulamentação do Contran, e opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% (sessenta por cento) do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento da multa.

Mas para isso, senhores legisladores, não poderia haver esse tipo de conduta furtiva por parte dos agentes da lei, não é mesmo?