Você já teve a sensação de que você e a estrada não se entendem? Ou tem moto demais ou tem estrada de menos?
Isso pode não ser culpa sua, ou pelo menos, não da sua pilotagem. Talvez você não saiba LER A ESTRADA.
Isso pode não ser culpa sua, ou pelo menos, não da sua pilotagem. Talvez você não saiba LER A ESTRADA.
Isso mesmo!
Ler a Estrada significa entender sua dinâmica e ajustar o ritmo da moto à ela.
Se você está acelerando muito nas retas e não consegue fazer a tomada de curva com uma ou duas reduções de marcha, alguma coisa está errada.
Claro, tem estradas que foram feitas por maus engenheiros. A inclinação tende para fora da curva, existe uma curva dentro da própria curva, o engenheiro usou e abusou do compasso do pior modo possível, isto é, deixando ele sempre muito fechado, está remendada ou cheia de buracos. Para essas estradas não existe pilotagem que dê jeito. É rezar para que o trecho termine logo.
Agora, tem estradas que foram feitas por engenheiros-motociclistas (tenho certeza disto). Algumas possuem muitas retas, com curvas de alta e de média velocidade, bem abertas, que fazem um bom contraponto entre as retas e suas tangentes. Outras, também feitas por esses engenheiros, tem retas curtas e curvas fechadas, que você faz em terceira ou quarta marcha e a tocada vira um balé. Se for uma Serra e ainda em subida, agradeça a Deus. Você está no paraíso.
Estrada boa é aquela onde você não precisa usar os freios. Claro, numa eventualidade, numa emergência, numa bobeira de tomada de curva às vezes eles se fazem necessários. Por isso estão ali. Mas se você está usando o freio em TODAS as curvas tem algo errado.
Ou você não entendeu a estrada, ou precisa aprimorar sua pilotagem.
Também, pode ser que você está com pressa de chegar. Aí não há pilotagem ou dinâmica que o ajude. Você já fez errado. Melhor teria sido ir de carro, ou de avião.
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