Se você colocou a viagem ao Atacama como um dos desafios para você como motociclista, esqueça. Não existe desafio para nenhum motociclista ao ir de moto para o Atacama.
Mas, espere um pouco que ainda não terminei.
Não estou dizendo que ATACAMA DE MOTO NÃO É DESAFIO. É sim, e dos grandes.
Só não é desafio para motociclista.
Vou me explicar:
Se você espera curvas sensacionais e uma pista bem ondulada e desafiadora, esquece. Talvez de Purmamarca até Susques, nos Caracoles. Uma cópia da Serra do Rio do Rastro. SÓ. Se pegou a Ruta 9 saindo de Salta, some mais 60 quilômetros de estradas motociclísticas.
No mais são retas e mais retas. Infinitas retas, e algumas pequenas curvas que não merecem o nome de curvas.
Mas ir de moto ao Atacama não é um desafio? É, e a moto serve para aumentar ainda mais esse desafio porque se você for de carro ou de avião não será a mesma coisa.
Mas, entenda, o desafio é FÍSICO e MENTAL. O desafio é você ter sucesso. Suportar todas as forças da natureza contra você. Não é um desafio para O MOTOCICLISTA e sim para o SER HUMANO que está indo de moto para o Atacama.
E sendo assim, a idade, o condicionamento físico e o preparo psicológico e mental são FUNDAMENTAIS para que você tenha sucesso.
Se você tiver até 50 anos e uma boa saúde será uma maravilha. Uma viagem como outra qualquer.
Se tiver entre os 50 e 60 anos, já vai sentir algum desconforto, maior ou menor dependendo do seu condicionamento.
Se tiver passado dos 60 anos, nada do que você se preparou vai impedir os enjoos, o zumbido no ouvido, a dor de cabeça e uma singela labirintite.
Senti tudo isso, em maior e menor grau.
É bem melhor quanto menos tempo você ficar exposto à altitude. Não foi o meu caso.
Era para passarmos RAPIDAMENTE pelos trechos mais altos, entre SUSQUES (4.170 mts) e o ponto efetivamente mais alto do trecho (4.839 mts), que fica no início da descida para San Pedro, faltando perto de 90 kms para chegar lá.
Só para lembrar, os Andes são em forma de U, tendo duas cadeias de montanhas altas e dentro delas um vale maravilhoso.
Muito bem, na Aduana do Passo Jama ficamos parados por 3 horas, tempo suficiente para a altitude fazer todo o seu estrago. Ao entrar em território chileno eu só queria chegar porque começava a acreditar que não chegaria a San Pedro pilotando uma moto. Talvez, dentro de uma ambulância.
Nessas horas é que vale o Preparo Mental. Você põe FOCO e se atenta a ele, SÓ A ELE. Não deixa que mais nada lhe tire a atenção ou o direcionamento. FOCO = CHEGAR DE MOTO. Pilote, pilote, pilote. Fique atento à estrada, pilote, foco.
O que eu queria com esse primeiro texto é refletir isso: ONDE ESTÁ O DESAFIO E O QUE VOCÊ DEVE FAZER.
O desafio está dentro de você mesmo. Uma superação de seus limites, de seus medos, de seus anseios.
A moto é apenas um vetor, para potencializar o desafio.
Não existem curvas apaixonantes e tocadas maravilhosas.
Existe o desafio de você com você mesmo.
Então, prepare-se. Melhore seu condicionamento físico na moto e fora dela.
Consulte seu médico, prepare seu coração, seu pulmão e seus nervos.
Saiba lidar com o estresse e a ansiedade. Pratique a serenidade.
E, aí sim, ponha-se dentro desse enorme desafio.
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