Você já está na estrada há mais de 5 dias. Levou um conjunto de roupas que troca todo dia e, quando possível, tira um tempo para lavá-las. Ótimo.
E o traje que você usa na moto? Mais grosso, mais pesado, mais demorado para lavar e secar. O que fazer, então, para evitar que moscas e urubus começem a sobrevoar seu percurso? (Poxa, JB, isso também é exagero.....)
Tudo bem, não chega nesse nível, mas que começa a dar um cheirinho, isso você não pode negar.
Eu levo poucas e boas roupas para usar no dia-a-dia. Normalmente as usamos depois de chegar ao hotel, depois de um bom banho, e por pouco tempo. Só mesmo quando paramos um dia inteiro em algum lugar é que usamos de verdade as roupas sociais.
Com os trajes usados na moto é diferente. Eles estão lá, recebendo nosso suor, vento, chuva, insetos que grudam, etc.
Para as roupas de baixo, as segunda-pele, lavo todo dia na hora do banho. Elas secam rápido e no dia seguinte estão prontas para uso novamente. Levo, para garantir, um outro conjunto de blusa e calça/bermuda.
Para as roupas da moto, aprendi algo fantástico que repasso aqui para vocês. Uma solução diluida de Lysoform, colocada num pequeno frasco com spray.
Na chegada ao hotel, viro a calça do avesso (pelo menos a parte de cima até o joelho) e aplico alguns jatos da solução na parte da calça até os joelhos. Principalmente nos locais onde pega mais suor. Para a jaqueta, aplico no interior das mangas, pescoço, debaixo das axilas, frente e costas.
Escolha bem um frasco de spray que solte uma leve bruma, senão você encharca a roupa e aí fica ruim. Teste até encontrar um ideal.
Escolha bem um frasco de spray que solte uma leve bruma, senão você encharca a roupa e aí fica ruim. Teste até encontrar um ideal.
Essa solução, bactericida, antifungo e antimofo, vai retirar todo o cheiro de suor e combater qualquer microorganismo que esteja se instalando por ali.
Você terá sua roupa sempre pronta para uso.
Vamos à Fórmula da Solução:
2 tampas (tampa azul) de solução de Lysoform (uso o frasco laranjado, de 1 litro);
1 litro de água (uso uma garafa de coca-cola de 1 litro);
1 colher de chá (ou duas) de Essência de Talco (ou outro cheiro);
Preparo tudo na garrafa e depois distribuo em frascos menores. Na viagem, quando de muitos dias, levo uma garrafa pet de coca de 600 ml bem vedada e um frasco pequeno com spray para uso diário. E vou repondo na medida que vai acabando.
Alguns gostam do Lysoform Spray, já pronto e diluido. Eu não gosto. Primeiro porque é ruim transportar, você nunca sabe quanto tem lá dentro, e é 10 vezes mais caro que a solução que podemos fazer nós mesmos.
Depois eu conto como faço para limpar a Viseira do Capacete.