expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 20 de março de 2024

HIGIENIZAÇÃO DA ROUPA DE MOTO EM VIAGEM DE LONGA DISTÂNCIA

 Você já está na estrada há mais de 5 dias. Levou um conjunto de roupas que troca todo dia e, quando possível, tira um tempo para lavá-las.  Ótimo.

E o traje que você usa na moto? Mais grosso, mais pesado, mais demorado para lavar e secar. O que fazer, então, para evitar que moscas e urubus começem a sobrevoar seu percurso? (Poxa, JB, isso também é exagero.....)
Tudo bem, não chega nesse nível, mas que começa a dar um cheirinho, isso você não pode negar.
Eu levo poucas e boas roupas para usar no dia-a-dia. Normalmente as usamos depois de chegar ao hotel, depois de um bom banho, e por pouco tempo. Só mesmo quando paramos um dia inteiro em algum lugar é que usamos de verdade as roupas sociais.
Com os trajes usados na moto é diferente. Eles estão lá, recebendo nosso suor, vento, chuva, insetos que grudam, etc.
Para as roupas de baixo, as segunda-pele, lavo todo dia na hora do banho. Elas secam rápido e no dia seguinte estão prontas para uso novamente. Levo, para garantir, um outro conjunto de blusa e calça/bermuda.
Para as roupas da moto, aprendi algo fantástico que repasso aqui para vocês. Uma solução diluida de Lysoform, colocada num pequeno frasco com spray. 
Na chegada ao hotel, viro a calça do avesso (pelo menos a parte de cima até o joelho) e aplico alguns jatos da solução na parte da calça até os joelhos. Principalmente nos locais onde pega mais suor. Para a jaqueta, aplico no interior das mangas, pescoço, debaixo das axilas, frente e costas.
Escolha bem um frasco de spray que solte uma leve bruma, senão você encharca a roupa e aí fica ruim. Teste até encontrar um ideal.
Essa solução, bactericida, antifungo e antimofo, vai retirar todo o cheiro de suor e combater qualquer microorganismo que esteja se instalando por ali.
Você terá sua roupa sempre pronta para uso.
Vamos à Fórmula da Solução:
2 tampas (tampa azul) de solução de Lysoform (uso o frasco laranjado, de 1 litro);
1 litro de água (uso uma garafa de coca-cola de 1 litro);
1 colher de chá (ou duas) de Essência de Talco (ou outro cheiro);
Preparo tudo na garrafa e depois distribuo em frascos menores. Na viagem, quando de muitos dias, levo uma garrafa pet de coca de 600 ml bem vedada e um frasco pequeno com spray para uso diário. E vou repondo na medida que vai acabando.

Alguns gostam do Lysoform Spray, já pronto e diluido. Eu não gosto. Primeiro porque é ruim transportar, você nunca sabe quanto tem lá dentro, e é 10 vezes mais caro que a solução que podemos fazer nós mesmos.

Depois eu conto como  faço para limpar a Viseira do Capacete.

quinta-feira, 7 de março de 2024

CUIDANDO DO SEU CAPACETE

 Vejo muita gente por aí dando pouca importância para o capacete. Não, não é sobre se deve ou não usar. Muitos usam por obrigação da lei mas usam. Ok.

Falo dos que têm bons capacete mas não cuidam dele como deveriam. Vamos tentar levar essa nossa conversa na base das perguntas. Eu pergunto e você vai respondendo aí, mentalmente.
  • Você dá valor a sua segurança e comprou um ótimo capacete, correto?
  • Como ele é mais caro, você usa uma balaclava ou mesmo uma toca para evitar muito suor nele, não é mesmo?
  • Sempre que termina um passeio, ou durante uma viagem, você borrifa um produto antifungo/antimofo/antiodor para não deixar que o revestimento interno se deteriore, ok?
  • Como o capacete é muito caro, você tem um outro, mais barato, para usar dentro da cidade e em pequenos passeios, para garantir mais vida útil no capacete mais caro, correto?

Com essas perguntas, você já deve ter feito um exame de consciência sobre se está ou não cuidando do seu capacete top.

Eu tenho mais de um. Um super top, para viagens de longa distância, onde o conforto, o nível de ruido, a visibilidade da viseira, a segurança da compressão correta do miolo do capacete, são itens fundamentais e que contribuem muito para a tranquilidade e o sucesso da viagem. E outro, mais da linha básica, para uso urbano (onde a velocidade é menor) e pequenos passeios (quase sempre de Bate/Volta).
Por que isso? Pesquisei e a viseira do meu capacete top custa mais que todo o meu capacete básico. Então, já é um bom motivo eu ter dois.
Segundo, aqui no Brasil não se acha peças de reposição de capacete como se tem no exterior. Lá você compra o miolo de um Capacete tranquilamente. Viseiras e tudo o mais. Aqui, quase não tem e tudo é muito mais caro.

Estão aí minhas razões e uma boa reflexão para você fazer sobre o custo-benefício de cuidar bem do seu capacete. Espero que tenha ajudado.

Muitas estradas e bons ventos à todos.