Buracos na estrada são perigosos, mas previsíveis. Nesses casos, ajustando o ritmo se ajusta a pilotagem.
Com chuva, a mesma coisa. Pode-se ajustar o ritmo ou até mesmo parar por um instante esperando que a chuva pare ou dê condições de continuar. Sempre tenha a viseira do capacete limpa com algum produto repelente à água. Eu uso um lustra móveis. A maioria deles tem a característica de diminuir a aderência da poeira, além de ser hidro-repelente.
Mas, o que falar de algo que vem e vai, que se altera o tempo todo? Como reagir ao vento, que aumenta, diminui, muda de rumo, volta com força. Tudo muito perigoso e instável.
Em algumas viagens, principalmente para o sul do país, Uruguai, Argentina rumo a Patagônia, o vento é constante em sua presença e inconstante em sua trajetória. Um perigo diferente do que estamos acostumados, se é que alguém consegue se acostumar com esse tipo de problema.
Você inclina a moto para compensar a força do vento, tudo se equilibra e, aí, o vento cessa. Olha você indo rápida e perigosamente na direção que estava inclinado. Logo você corrige a trajetória e, adivinhe, lá vem o vento de novo. Muito prazer, eu sou o Pampeiro ou Minuano.
Agora, o vento vem de frente, reduzindo a velocidade da moto e aumentando o consumo, mas nada ruim em termos de estabilidade. A moto segue tranquila. De repente ele muda de direção, vem de lado, te empurra para a esquerda e logo depois para a direita, começa e para, e começa de novo. Muito comum em locais de muito vento e com algumas pequenas elevações na estrada. Cada vez que você fica em campo aberto, vai passar por uma ponte, ele aparece forte e de repente. Muito prazer, sou o Vento-Tesoura. Não tenho um lugar certo para aparecer, dependo muito do relevo e da meteorologia. Quando chego, causo instabilidade. Se você não me levar à sério, derrubo você com facilidade.
O que fazer, então?
A primeira coisa é saber que tudo pode mudar a todo instante. Não espere estabilidade, esteja preparado para corrigir SUAVEMENTE a trajetória.
Vá para o meio da pista, assim terá distância das duas margens da rodovia. Quando o vento parar de soprar você terá tempo de ajustar a trajetória. Faça tudo suavemente.
Quando for cruzar com outro veículo, principalmente caminhões, saiba que a instabilidade irá aumentar. Esteja atento.
Reduza a velocidade para uma pilotagem de segurança. Velocidade e ventos laterais não combinam.
Se a rodovia estiver com trânsito intenso, PARE. Se uma distância de segurança dos demais veículos já é importante em situação de normalidade, na presença de chuva ou vento essa distância é FUNDAMENTAL. Você precisa de tranquilidade e espaço para poder pilotar na presença de ventos fortes. Tudo que uma estrada movimentada não lhe dará. Ache um Posto em condições de lhe abrigar, com Loja de Conveniência para um pequeno lanche e pare. Procure saber das cidades mais próximas, de hotéis na beira da estrada e se planeje para um pernoite fora do previsto.
No mais, lembre-se, somos motociclistas. Sabemos de nossos riscos e seremos mais tempo motociclistas se soubermos respeitar as forças da natureza, se soubermos nos inserir na estrada, vivenciando e respeitando tudo e todos.
Não procuramos segurança, nós a construimos.
Se a rodovia estiver com trânsito intenso, PARE. Se uma distância de segurança dos demais veículos já é importante em situação de normalidade, na presença de chuva ou vento essa distância é FUNDAMENTAL. Você precisa de tranquilidade e espaço para poder pilotar na presença de ventos fortes. Tudo que uma estrada movimentada não lhe dará. Ache um Posto em condições de lhe abrigar, com Loja de Conveniência para um pequeno lanche e pare. Procure saber das cidades mais próximas, de hotéis na beira da estrada e se planeje para um pernoite fora do previsto.
No mais, lembre-se, somos motociclistas. Sabemos de nossos riscos e seremos mais tempo motociclistas se soubermos respeitar as forças da natureza, se soubermos nos inserir na estrada, vivenciando e respeitando tudo e todos.
Não procuramos segurança, nós a construimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja benvindo(a): Agradeço seus comentários e considerações.