expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 27 de abril de 2016

PREPARANDO AS ROTAS E O GPS

Aqui vão algumas pequenas dicas, fruto da minha experiência com viagens e gps.

  • Não importa a quantidade de dias, sempre faça a rota separada por trecho/dia. Variantes de um trecho  (trechos alternativos) merecem construções distintas. Um arquivo GPX terá vários trechos dentro dele.
  • Use como título de cada trecho o seguinte macete: I ou V (dependendo se é trecho de ida ou volta); Numeral 1,2,3 para a sequência dos trechos; Use letras a, b, c, para trechos alternativos. Exemplo: I1.BH a Caratinga; I1a. BH a Caratinga via OPreto; I1b. BH a Caratinga via Bom Jesus; I2. Caratinga a Gov Valadares; V1. Gov Valadares a Ipatinga; V2. Ipatinga a BH
  • Salve o Arquivo GPX da Rota no Cartão de Memória. A cada trecho, faça a importação só do trecho para a memória interna do GPS. Com isso você vai ter mais memória disponível e o GPS não vai demorar a apresentar a atualização da rota (se a memória interna estiver cheia ele fica lento). Apague o trecho usado anteriormente da memória do GPS. Caso precise dele de novo, ele estará disponível no Cartão de Memória.
  • Depois que tiver construído sua rota (eu construo a minha no MAPSOURCE ou às vezes no BASECAMP, ambos da Garmin), você precisa OTIMIZÁ-LA. Se colocou uma cidade intermediária ao destino daquele dia/trecho, o GPS vai lhe enviar PARA DENTRO daquela cidade, normalmente no ponto central da cidade (aqui em BH é a Pça Sete). Isso não nos interessa. Então, após concluir a rota, volte nos pontos intermediários e construa pontos onde você efetivamente vai parar (Postos de Gasolina, Lanchonetes) ou vai passar. Para isso, crie um ponto de rota na estrada e o nomeie de PASSAGEM DE CARATINGA, por exemplo. Isso evita de o GPS lhe mandar para o centro da cidade ou, se você não obedecê-lo, ele ficar recalculando achando que você está perdido.
  • Na construção da sua Rota, em cada trecho/dia, planeje paradas a cada 200 km para abastecimento e descanso.
  • Na cidade onde for pernoitar, já coloque um hotel como destino, mesmo que não vá ficar nele. Caso haja algum problema e você termine rodando à noite, pelo menos você já tem uma opção de hospedagem, para o caso de estar extremamente cansado.
  • Sempre que tiver um IBIS no local de pernoite, opte por ele. Todos os Hoteis IBIS são planejados próximos à Shooping Center ou alguma outra estrutura de alimentação e comércio. E muitos deles ficam próximos à rodovia. Você não terá muito trabalho para entrar e sair da cidade, o que adianta bem a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja benvindo(a): Agradeço seus comentários e considerações.