Bem, quando se fala em malas laterais estamos falando de uma dessas duas coisas: 1) Viagens com Garupa e; 2) Viagens Solo para Destinos Inóspitos.
Se você vai sozinho, um Top Case e um Saco Estanque são suficientes. Se você vai com garupa, já não tem o espaço do garupa para colocar o Saco Estanque e, com certeza vai precisar de mais espaço para as roupas.
Quando a viagem é Solo e para lugares inóspitos, é necessário barraca, saco de dormir, mantimentos e panelas, galão para gasolina. Também, mais ferramentas e peças de reposição (câmara, conjunto de relação, starter, compressor, etc. etc.)
1) VIAGENS COM GARUPA:
Em viagens com garupa os baús laterais são uma proteção à mais. Em caso de queda, protegem as pernas do piloto e do garupa. É muito dificil, numa derrapagem, piloto e garupa se safarem da moto (o que é mais tranquilo e quase natural quando é só o piloto).
Também, em viagens com garupa não desenvolvemos altas velocidades, onde os baús acabam por desestabilizar a moto por conta do arrasto. Andar no corredor também não é recomendado com garupa, então, os baús não atrapalham nesse sentido.
O segredo é distribuir o peso. Se colocar ferramentas de um lado e roupas do outro não dá muito certo. O melhor é distribuir as ferramentas (compressor, starter, reparo de pneu e chaves diversas) entre os dois baús, colocando esses pesos no fundo deles. Por cima, baú esquerdo para bagagem do piloto e baú direito para bagagem do garupa. Se tiver top case, coloque lá os acessórios de viagem (capas de chuva, luvas, documentos e uma bolsinha com lanche).
2) VIAGENS SOLO:
Estamos falando de viagens para locais sem muito recurso, ou com trechos longos sem opção de abastecimento ou hospedagem. Nesses casos, você precisa se prevenir caso tenha que ficar parado no meio da estrada.
Quer um exemplo? Trechos como do Passo Jama a SPAtacama que, caso você tenha um problema, irá sofrer se estiver no relento. Na mesma viagem, a travessia do Chaco Argentino rumo à Salta. 800 km de reta com pouca opção de hospedagem e abastecimento. Se tiver uma necessidade de socorro, dependendo da sua posição, ou você tem uma barraca ou o sol vai te dar uma desidratação daquelas.
Isso tudo sem falar nas viagens que, por opção, queremos mesmo acampar e fazer nossa comida. Vamos precisar, então, dos baús laterais.
Aí temos dois grupos de coisas pesadas. O material da moto e o material do camping.
Para esses casos a distribuição é clara. Material da moto no baú esquerdo e material do camping no baú direito. Por que? Porque o lado do descanso lateral terá que ficar com mais peso para manter a moto no equilíbrio. Também, você poderá retirar o baú direito para usar como banco ou suporte para seus utensílios.
A DISTRIBUIÇÃO DE PESO NA MOTO:
Todos sabemos da Regra do Triângulo. O peso na moto deve ser distribuido dentro de um triângulo imaginário cuja base é uma reta ligando os dois eixos de roda da moto.
Os objetos mais pesados devem ser colocados na parte de baixo e mais à frente nos baús.
OUTRAS DICAS:
Coloque coisas afins em sacos (luvas e balaclavas), coletes (de hidratação e sinalização);
Sempre embale tudo da mesma maneira. Crie uma rotina. Isso vai facilitar a sua vida;
Nâo leve líquidos nas malas laterais. Gasolina em recipiente próprio e local arejado. Bebidas em frascos plásticos nunca nas malas laterais. Se derramar lá se vão roupas e ferramentas;
Material de acampamento (saco de dormir, barraca, utensílios) sempre juntos. Tirou um tirou todos;
Faça um Check-List para selecionar sua bagagem e depois o atualize com o que você está realmente levando e onde. Vai ser útil para o caso de precisar conferir se não está esquecendo alguma coisa na viagem.
Coisas que você pode precisar na viagem (capa de chuva, colete de resfriamento ou sinalização, luva de verão ou inverno, balaclava inverno ou verão, luva segunda pele) deixe por cima, sempre à mão. Eu as coloco num saco estanque com o rótulo NA VIAGEM.
Também sempre à mão uma lanterna de cabeça. Problemas à noite, a primeira coisa que vai demandar é a lanterna.
Distribuia a bagagem em coisas afins e em sacos, de preferência estanques. Nunca se sabe o rio que você vai atravessar, a chuva que vai pegar e o estado de vedação das malas laterais.
Tenha uma bolsa ou sacola de corda, ou uma rede, ou mesmo um saco para lavar roupas delicadas para o caso de alguma roupa que você lavou não ter secado. Coloque-as na bolsa/sacola/rede e prenda do lado de fora das malas laterais ou no assento do garupa.
Sempre leve um livro ou tenha um kindle no celular. Na hora de esperar por socorro, uma boa leitura vai te ajudar a passar o tempo.
Planeje suas roupas para: uso na moto e uso fora dela. Veja um post específico sobre isso.
Certifique-se de que você pode chegar a um kit de primeiros socorros rapidamente. •
Com as malas instaladas e toda a bagagem pronta NÃO SE ESQUEÇA DE AJUSTAR O MODO DE PILOTAGEM PARA PILOTO E BAGAGEM ou FAZER O AJUSTE MANUAL DA MOLA caso sua moto não tenha o Ajuste de Suspensão Programado.
E, então, Boa Viagem.